Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

segunda-feira, 31 de março de 2014

40 DIAS FAZENDO O QUE JESUS FARIA - 4ª SEMANA

4ª SEMANA



Nunca entre na água sozinho. Nunca entre numa batalha sozinho. Nunca, jamais ande sozinho. Fiquemos juntos patrulheiros! Vivam juntos... e, se necessário, morram juntos.
Stu Weber

Não é de se admirar a orientação dada por Stu Weber, ele, um pastor americano e autor de vários livros sobre a vida cristã, fundou a Igreja da Comunidade Bom Pastor próximo Gresham, Oregon, e serviu como pastor principal por mais de 30 anos antes de se aposentar para se tornar pastor emérito. Durante a Guerra do Vietnã, Weber atuou como Diretor de Operações do Grupo de Inteligência das Forças Especiais (Exército dos Estados Unidos) no Vietnã e recebeu três estrelas de bronze. Experimentado na arte da guerra, sabe que um dos segredos para uma vitória é nunca andar sozinho.
Na vida cristã não é diferente. Se desejamos ser vitoriosos, sobre nossa carnalidade pecadora. Se desejamos ser vitoriosos em nosso crescimento espiritual precisamos compreender que sozinhos estaremos correndo sério risco de ser abatidos.
É preciso, então, compreendermos que na igreja de Cristo somos responsáveis uns pelos outros. Ou seja, eu sou responsável por você, mas você também é responsável por mim.
Neste sentido, precisamos compreender algumas questões, dentre elas a nossa necessidade de ser discipulado e Discipular, a nossa responsabilidade cristã da admoestação e o cuidado para não cairmos no erro do julgamento.
Nesta semana refletirmos sobre estas questões, baseados nos ensinos Bíblicos, que vão nos pautar para fazermos exatamente o que Jesus faria em nosso lugar.


22º DIA (31/03/14)                                                                                                  #Eu_e_os_outros_1
Ultimamente tenho observado o Novo Testamento numa perspectiva diferente da que via antes. Consequentemente tenho visto contexto em que vivemos de outra forma. O que mudou? Aprendi a buscar na palavra de Deus o padrão para minha vida e meu proceder, mas hoje percebo que isso era só o começo de minha caminhada. Hoje tenho visto a Bíblia de uma forma mais abrangente e tenho percebido que a Bíblia não é mais do que um livro de instruções para a minha vida, ele é um manual coletivo da igreja. Como assim? Viver a Palavra de Deus não é possível de forma isolada. Cumprir os mandamentos do Senhor por completo exige uma postura de responsabilidade coletiva. Hum? Adorar a Deus está diretamente relacionado ao meu comportamento com o próximo. Servir a Deus é consequência do meu serviço ao outro. Crescer espiritualmente está interligado à minha postura em relação aos meus familiares, irmãos, amigos, vizinhos bem como aos desconhecidos. Não há crescimento sem o outro. Sendo assim, ser cristão é, primeiramente, reconhecer a vida coletiva como uma realidade chamada igreja. Eu não sou corpo, sou um membro do corpo. Eu não sou o cabeça, Jesus é o cabeça. Nosso rebanho não se restringe a nós. Há outras ovelhas que Jesus deseja juntar neste aprisco. É assim que você vê a igreja?

Em oração, leia João 17, pedindo ao Senhor que fale ao teu coração.
Reflita: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).
Aplicação Prática: Faça uma avaliação e dê uma nota a você de 0 a 5 nas seguintes áreas: 1. Tenho sido acompanhado por alguém no meu crescimento espiritual; 2. Tenho crescido espiritualmente; 3. Tenho ampliado minha comunhão na igreja me envolvendo mais com meus irmãos; 4. Tenho me preocupado com o crescimento dos meus irmãos.
Ore: Peça a Deus que te ajude a ser um instrumento de bênção na vida da sua igreja. Ore por nossa igreja. Peça a Deus que crie em nós a responsabilidade uns com os outros. Ore por David e Wilmeli.

23º DIA (01/04/14)                                                                                                                                  #Eu_e_os_outros_2
Na minha nova perspectiva de enxergar a vida cristã percebo também o quando sutilmente o inimigo deseja desarticular o povo de Deus. Cada vez mais o individualismo, o isolamento é fortalecido em nossa sociedade, enquanto fala-se da necessidade a afetividade. O cristianismo é a resposta de Deus para a vida do ser humano, pois se trata da vida de Jesus, ou seja, o caminhar de Jesus com seus discípulos. Nessa caminhada inclui-se: ensino, admoestação, exortação, repreensão. Inclui-se: comer juntos, dividir o que se tem, ver Deus multiplicar o nosso pouco, enfrentar tempestades, curar enfermos, ressuscitar mortos. Nada do que Jesus vivenciou foi isolado. Até no momento de mais angústia (Mt 26.36-46) Ele chamou seus amigos para estar com Ele. Vida cristã é caminhar juntos. Você tem caminhado com alguém?

Em oração, leia João 18, pedindo ao Senhor que fale ao seu coração.
Reflita: “Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum” (Jo 18.38).
Aplicação Prática: Procure alguém para te discipular.
Ore: Peça a Deus que te dê mais intimidade com Ele. Ore por: Pablo, Tatiane, Daniel e Mª Luysa.

24º DIA (02/04/14)                                                                          #Quando_você_ver_o_erro_de_alguém
Uma das maneiras sutis de nos enganarmos é não tendo uma compreensão completa da Palavra de Deus. Por exemplo, quando se lê Mateus 7.1-4, “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?” muitos assumem uma postura equivocada quanto a este texto. Quando percebem um erro na vida do irmão, acham que chama-lo para admoesta-lo seria julgá-lo e se expor a ouvir: “Porque você não tira a trave do seu olho, enquanto eu tenho um cisco?”. É claro que não devemos julgar os outros, mas o ensino de Jesus é “Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mt 7.5), ou seja, nós devemos o tempo todo está não corrigindo, abandonando nossos erros para estarmos dispostos e com a visão mais aperfeiçoada para ajudar os outros que precisam ser corrigidos. Nós precisamos nos responsabilizar uns com os outros...

Em oração, leia João 19, pedindo a Deus que fale ao teu coração.
Reflita: “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (Jo 19.30).
Aplicação Prática: Quando você perceber o erro de um irmão, não conte para outras pessoas, vá até o irmão que cometeu o erro e admoeste-o em amor.
Ore: Peça a Deus que dê discernimento para saber o momento certo para admoestar o irmão. Ore para que nós vivamos o discipulado em nossa igreja. Ore por: Romildo, Adelaide e Família.

25º DIA (03/04/14)                                                                          #Assuma_a_prática_da_admoestação
“A palavra ‘admoestar’ significa aconselhar, advertir. Embora em Colossenses 3.16 ela apareça associada ao ensino, há muita diferença entre admoestar e ensinar. ‘Ensinar’ (didachē) diz respeito ao ensino metódico das doutrinas bíblicas, enquanto que ‘admoestar’ (noutheteō), refere-se aos conselhos, observações, exortações e advertências concernentes ao comportamento e à prática de vida do cristão. Enquanto o ensino visa ao intelecto, a admoestação objetiva os sentimentos e a vontade. É por isso que a Bíblia orienta-nos a cuidarmos uns dos outros, ensinando, instruindo e aconselhando com base nas Sagradas Escrituras (Rm 14.1-23; 15.1,2; Cl 6.1,2)”1. Sendo assim, a prática da admoestação faz parte da vida da igreja. É preciso buscarmos intimidade com Jesus para vivermos esta realidade. Cada um de nós precisa se responsabilizar em admoestar uns aos outros. Isto é discipulado.

Em oração, leia João 20, pedindo ao Senhor que tire toda a tua incredulidade.
Reflita: “Bem-aventurado os que não viram e creram” (João 20.29)
Aplicação Prática: Envolva-se no discipulado de sua igreja.
Ore: Peça a Deus que te use poderosamente para edificar pessoas. Peça a Deus pelos Oikos de nossa igreja. Ore por: Euceli, Leandro e Ana Caroline.

26º DIA (04/04/14)                                                                                                   #Quando_você_ver_alguém_desanimado
Geralmente quando uma pessoa se encontra com alguém desanimado, por estar decepcionado com alguma coisa, a postura é de concordar com a situação. Alguns logo dizem: “É mesmo e o pior é que...” e segue-se a sessão de reclamações. Contudo, uma das coisas mais linda é enxergar o cuidado de Deus com a Sua igreja. Por saber de nossas limitações Deus concedeu, por meio do Espírito Santo, dons a cada um de nós. “Dentre os dons espirituais concedidos por Deus à igreja está o de exortar, no sentido de encorajar e fortalecer a vida espiritual dos crentes (Rm 12.8). A palavra ‘exortar’, significa ‘encorajar’, ‘consolar’, ‘conclamar’. A exortação como aconselhamento deve ser exercida por todos os crentes na igreja: ‘Exortai-vos uns aos outros todos os dias’ (Hb 3.13; 1 Ts 5.11). Exortar, aqui, não quer dizer ‘censurar’, ‘repreender’, ‘ofender’, ‘magoar’, ‘machucar’, mas ‘confortar’, ‘encorajar’, ‘animar’. O termo original tem a mesma procedência do título e função do Espírito Santo, ‘o Consolador’ (Parákletōs) (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7). Portanto, exortar é biblicamente uma prática da igreja cristã, mediante a qual os crentes são encorajados, consolados e exortados mutuamente a permanecerem fiéis ao Senhor Jesus Cristo (At 11.23; 2 Pe 1.12; 1 Ts 2.3; 3.2)”. Se alguém estiver desanimado perto de você, não colabore com seu desânimo falando mau de alguma pessoa ou de alguma situação. Anime-o, encoraje-o, aja como Jesus agiria.

Em oração, leia João 21, pedindo ao Senhor que fale ao seu coração. Que nesta leitura você descubra verdades espirituais de Deus para você.
Reflita: “Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21.17).
Aplicação Prática: Encoraje uma pessoa nesta semana. Fale sobre o que Deus tem feito em sua vida.
Ore: Peça a Deus que lhe dê submissão à Sua vontade. Ore pelas famílias da nossa igreja. Ore pelos casamentos. Ore por: Malu, Daher, Yasmin, Junior e Gabriel.

27º DIA (05/04/14)                                                                                   #Quando_você_for_repreender_alguém_1
Há pessoas que amam repreender as outras, não por amá-las o suficiente, mas pelo desejo de sempre se mostrar que é melhor que as outras. Este não é o verdadeiro sentido da repreensão. Reprender aparece em 2 Timóteo 4.2, com o sentido de ‘censurar ou desaprovar uma ação repreensível’. No Antigo Testamento, o povo judeu é instado a ‘repreender o seu próximo’, a fim de mostrar-lhe o erro, e impedi-lo que continue pecando (Lv 19.17). Repreender um irmão com amor, prudência, e no momento oportuno, revela o desejo de vê-lo progredindo na fé, pois não sendo observado e confrontado pelo pecado cometido, poderá ser motivado a continuar pecando (Mt 18.15-17; 1 Co 5.1,2). Quando você for repreender alguém analise se em seu coração está mais forte o sentimento de mostrar o erro do irmão, apenas, ou o sentimento de trazê-lo à postura certa visando a sua salvação.

Em oração, leia Amós 1, pedindo ao Senhor que te mostre Sua Soberania.
Reflita: “O SENHOR rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz” (Amós 1.2)
Aplicação Prática: Sempre que for repreender alguém ore ao Senhor pedindo que Ele examine o seu coração e qual a sua intensão.
Ore: Submeta-se ao Senhorio de Jesus. Ore pelas crianças da igreja. Ore por: Lúcio e Tânia Lúcio.

28º DIA (06/04/14)                                                                                   #Quando_você_for_repreender_alguém_2
Quando você for repreender alguém precisa saber que existe três níveis distintos de postura a ser tomado. “Segundo o texto de 2 Timóteo 4.2, ‘redarguir’, ‘repreender’ e ‘exortar’ são pontos itens distintos no aconselhamento. a) Redarguir é falar, com determinada pessoa, a respeito de seu erro ou estado espiritual, até que fique convicta de sua situação, mesmo que não mude sua condição repreensível. b) Repreender é censurar ou admoestar de forma severa. O faltoso é instado a reconhecer a gravidade de seu pecado e pedir perdão por tê-lo cometido. c) Exortar é dar uma palavra de encorajamento e ânimo, com o propósito de o exortado continuar servindo ao Senhor Jesus”. Erramos quando queremos Redarguir, quem precisa ser repreendido. E da mesma forma erramos quando Reprendemos quem precisa ser exortado.
Tudo isso deve ser feito com oração, amor e sabedoria de Deus, considerando o outro irmão como conservo na fé e membro do Corpo místico de Cristo (1 Co 12.12-27).


Em oração, leia Amós 2, pedindo a Deus que te mostre verdades espirituais para a sua vida.
Reflita: “Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não sustarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos; antes, as suas próprias mentiras os enganaram, e após elas andaram seus pais.” (Amós 2.4)
Aplicação Prática: Antes de redarguir, repreender ou exortar seu irmão, ore ao Senhor pedindo sabedoria para saber que postura você deve tomar.
Ore: Peça a Deus que te dê sede de Sua Palavra. Ore pelos Oikos da igreja. Ore pelos líderes, pelos hospedeiros e pelas novas casas que receberão novos Oikos. Ore por: Vicente, Jaci e Mara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário