Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

terça-feira, 11 de março de 2014

40 DIAS FAZENDO O QUE JESUS FARIA - PRIMEIRA SEMANA

Até meus 9 anos de idade eu nunca havia me envolvido em uma briga, até que um dia um colega de minha rua decidiu brigar comigo. Cresci sendo instruído a ser semelhante a Jesus em meus pensamentos, atitudes e práticas.
Certo dia, quando morávamos no Geisel, João Pessoa-PB, este garoto, de idade semelhante à minha, por um motivo que até hoje eu desconheço, quis brigar comigo.
Lembro-me que naquele momento na minha mente veio a consciência de que eu deveria agir como Jesus agiria. Não revidei nenhum dos golpes que ele me deu, apenas me defendi. E em poucos instantes ele desistiu da briga. Dizem que quando um não quer dois não brigam, mas a grande verdade é que para que haja um que não queria brigar alguém precisa estar disposto a “fazer o que Jesus faria”.
No nosso dia a dia somos confrontados com diversas situações que irão nos colocar no ponto de decisão. O que fazer? Agir como todo mundo está agindo, ou decidir “fazer o que Jesus faria”?
Por meio de seus sofrimentos Jesus nos deu o exemplo de vida e a bíblia nos afirma que tudo o que Jesus passou foi para nos mostrar o passo a passo que nós deveríamos seguir Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos” (1 Pedro 2.21).
Nestes quarenta dias estaremos sendo treinados a exercitar as atitudes de Cristo em nosso viver diário.
Que Deus nos abençoe nesta submissão à Sua Vontade para nós, FAZENDO O QUE JESUS FARIA.


1º DIA (10/03/14)                                                                                                                         #Fome e cede de justiça
Para quem constantemente transita pela Dutra, ultimamente tem se deparado com um congestionamento rotineiro causado pelas obras que estão sendo realizadas próximo ao setor industrial. O congestionamento é normal para uma situação de obras. Eu, por exemplo, já passei cerca de 1 hora andando a 10Km/h. Algo que angustia o meu coração, todas as vezes, é permanecer na fila esperando o trânsito percorrer lentamente, enquanto alguns carros passam rapidamente pelo acostamento, desrespeitando aqueles que estão aguardando corretamente. Meu coração fica apertado com um sentimento de injustiça, então me dá vontade de colocar o carro de forma que ninguém consiga passar. Que sentimento egoísta o meu. Creio que em muitas outras situações nós nos deparamos com situações em que se possível queremos exercer a justiça própria. Bem-aventurados os que tem fome e cede de justiça não está destinados aos justiceiros, mas sim àqueles que aguardam com paciência a Justiça de Deus. Você tem confiado na justiça de Deus, ou tem feito sua própria justiça resolvendo seus problemas por conta própria?
Em oração leia, 1 João 1, pedindo que o Senhor te revele a sua vontade.

Reflita: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” (1 João 1.6).
Aplicação Prática: Faça uma lista das coisas que você tem considerado como injustiça. Apresente-a em oração diante de Deus se comprometendo em aguardar a justiça de Deus.
Ore: Peça a Deus que te ajude a fazer a cada o que Jesus faria. Peça a Deus por sua Igreja. Ore por: Roosevelt e Milainy


2º DIA (11/03/14) –                                                                                                         #Quando tramarem contra ti
Uma das coisas que é inevitável na vida do ser humano é a decepção. Algumas vezes nos decepcionamos por ter expectativas exageradas, outras vezes por falta de caráter da pessoa que é alvo de nossa decepção. Algo que pode nos levar a decepção é quando uma pessoa trama contra nós. É possível até armar ciladas. O Salmista Davi passando por esta situação escreveu “Os meus amigos e companheiros afastam-se da minha praga, e os meus parentes ficam de longe. Armam ciladas contra mim os que tramam tirar-me a vida; os que me procuram fazer o mal dizem coisas perniciosas e imaginam engano todo o dia. Mas eu, como surdo, não ouço e, qual mudo, não abro a boca. Sou, com efeito, como quem não ouve e em cujos lábios não há réplica. Pois em ti, SENHOR, espero; tu me atenderás, Senhor, Deus meu.” Salmo 38.11-15. Quando você sentir que alguém está armando ciladas para você faça como Davi, pois certamente seria como Jesus agiria: faça-se como surdo, ou seja, não dê ibope para quem tenta te fazer o mal; faça-se de mudo, não saia por aí falando o que está acontecendo com você. Além disso, coloque sua esperança no Senhor e na Sua justiça. Não tente fazer justiça própria. Certamente Jesus virá em seu favor.
Em oração leia, 1 João 2, pedindo ao Senhor que te mostre as verdades espirituais contidas neste capítulo.
Reflita: “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar como ele andou” (1 João 2.6)
Aplicação Prática: Se alguém te armou alguma cilada ore por esta pessoa. Peça transformação para ela. Ore por alguém da igreja e se comunique com ela informando que está fazendo sua cobertura espiritual no dia de hoje.
Ore: Peça a Deus que te ajude a olhar os outros com o Seu olhar. Ore pela liderança da igreja. Ore por: Klevinho e Marisa.

3º DIA (12/03/14) –                                                                                                                         #Quando te caluniarem
A calúnia é uma afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém. Infelizmente, muitas vezes, algumas pessoas tem o mau hábito de afirmar coisas que não é verdadeiro à respeito das outras pessoas. Esta atitude não condiz com o cristianismo. Mesmo assim, se alguém caluniar você, sua atitude não deve ser a de sair em defesa própria. O próprio Cristo, quando foi caluniado (Mateus 26.60), assumiu a postura de confiar em Deus e por isso guardou silêncio (Mateus 26.63). Se alguém mentir sobre você, não tente se explicar. Não tente se justificar para outros. Aprenda a guardar silêncio e confiar em Deus, pois no tempo certo a verdade será trazida à luz.
Em oração, leia 1 João 3, pedindo ao Senhor que te liberte da prática do pecado.

Reflita: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1 João 3.6)
Aplicação Prática: Faça uma autoanalise de quantas vezes você afirmou algo que não era verdade ou que você não tinha certeza se de fato era assim. Peça perdão a Deus.
Ore: Peça a Deus que o ajude a guardar o silêncio quando te caluniarem. Peça a Deus pelo discipulado em nossa igreja. Ore por: Rejane Arantes e Hélio Cavalcante.

4º DIA (13/03/14) –                                                                                                                         #Quando te traírem
A traição é uma decepção por conta do rompimento ou violação de um contrato social, rompimento de uma verdade ou mesmo da confiança entre indivíduos. Nós nos decepcionamos exatamente com as pessoas em quem confiamos, pois de quem desconfiamos qualquer atitude ruim já é esperada. Mas como agir quando somos traídos? Podemos achar que a coisa mais certa a fazer é reagir, contudo Jesus fez diferente. Quando traído por Judas, com algo que Lhe levou à morte, contudo ele não reagiu. Quando crucificado ele olhou os seus assassinos e disse “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). É claro que sempre temos a impressão que a traição que sofremos foi maior do que qualquer um pode suportar, mas nossa reação como verdadeiros cristãos é de sempre buscar a justiça de Deus e não a justiça própria. Em cada caso específico a Bíblia nos orienta como agir, então antes de qualquer reação dirija-se à Palavra de Deus para saber o que fazer, mas acima de tudo guarde silencio e perdoe quem te traiu.
Em oração, leia 1 João 4, pedindo ao Senhor que fale ao teu coração.

Reflita: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4.20).
Aplicação Prática: Exercite o perdão principalmente para com aqueles que te traiu. Nesta semana tome uma atitude de amor para com esta pessoa.
Ore: Peça a Deus disposição para as mudanças que Ele deseja realizar em você. Peça a Deus pelos Oikos e pela salvação das crianças. Ore por: Valdiney

5 º DIA (14/03/14)                                                                                        #Quando estiver perdendo a paciência
Cada um de nós tem uma quantidade de tolerância diferente uns dos outros. Há pessoas que explodem facilmente, outras são tão pacíficas que são apelidadas de “paz e amor”. Uma coisa é certa, nós fomos chamados para sermos, a cada dia, mais semelhantes a Jesus. O próprio Cristo disse que nós deveríamos ir até ele e aprender dele, pois ele é “manso e humilde de coração” (Mateus 11.29). Além disso, lembre-se que o amor é paciente, assim é preciso exercitar o amor, praticando a paciência. Se no mundo a intolerância cresce mais e mais, no cristianismo somo convidados a viver pacientemente amando até aqueles que desejam tirar nossa paciência. Jesus é paciente, e o Fruto de Seu espírito em não é diferente. Então, se estás sem paciência falta-te um pouco mais de Jesus. Busca-o enquanto há tempo.
Em oração leia 1 João 5, pedindo ao Senhor que te transforme o teu coração.

Reflita: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos” (1 João 5.2)
Aplicação Prática: Faça uma avaliação de como tens reagido quando as pessoas te tiram a paciência. Avalie se nestas ocasiões você está agindo mais como Jesus agiria ou está explodindo conforme a sua carne deseja.
Ore: Peça a Deus que o ajude a ter mais paciência em todas as situações. Peça a Deus pelas famílias de nossa igreja. Ore por: Pr. Geraldo Magela, Tânia e Rafaella

6º DIA (15/03/14)                                                                                                                         #Quando te ferirem
Em nosso país, em nossas igrejas há muita gente ferida. Muitos são os motivos das feridas. Algumas foram causadas por traição, decepção. Outras causadas por situações vividas no cotidiano que deixaram marcas. Quando Jesus estava sendo julgado, antes de ser crucificado, alguns “lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos” (Mateus 26.67), contudo Jesus não reagiu. Esses socos deixaram marcas, feridas no rosto de Jesus, mas Ele não permitiu que isto mudasse o seu objetivo de vida. Ele permaneceu firme no propósito de nos salvar. Jesus foi ferido, esmagado com Isaías profetizou “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.4,5). Mas em Jesus essas feridas foram transformadas em cura ara nós. Faça como Jesus. Pegue suas feridas, suas marcas e transforme em bênção para a vida dos outros, não permitindo que outros passem por aquilo que você já passou. Seja instrumento de cura.
Em oração leia João 1, pedindo ao Senhor te mostre quem é Jesus.

Reflita: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai” (João 1.14)
Aplicação Prática: Compartilhe com seu(sua) discipulador(a) as feridas do passado ainda e incomoda.
Ore: Peça a Deus que te ajude a viver a cura. Peça a Deus pelos oikos de nossa igreja. Ore por: Ana Carolina e Amélia (Oikos Fortaleza).

7º DIA (16/03/14) –                                                                                                         #Retornando a confiar em Deus
Uma das coisas que tem me levado à reflexão é a influencia da tecnologia na nossa relação com Deus. Neste sentido, algo que precisamos refletir é se todo este avanço tecnológico tem sido usado para nos levar cada vez mais à dependência de Deus ou não. Nesta semana em que pensamos um pouco sobre a espera na justiça de Deus, quero concluir refletindo no salmo 37.5, que nos instrui: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. Em meio a tantas coisas que nos motivam a justiça própria, entregue seu caminho ao Senhor. Em oração leia João 2, pedindo ao Senhor que te mostre que nada é impossível para Ele fazer em sua vida..


Reflita: “[Jesus] não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2.25).
Aplicação Prática: Desafie-se a não comprar nada sem dinheiro, mas sim orar pedindo ao Senhor que envie os recursos necessários.
Ore: Peça ao Senhor temor a Ele. Peça a Deus por um avivamento em nossa igreja. Ore por: Douglas e Isabella Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário