Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

terça-feira, 25 de março de 2014

40 DIAS FAZENDO O QUE JESUS FARIA - 3ªSEMANA

15º DIA (24/03/14)                                                                                      #Reagindo_ao_desânimo
Não é tão difícil nos encontrarmos com alguém que esteja desanimado. O desânimo das pessoas, inclusive no nosso meio, tem se tornado cada vez mais frequente. O desânimo é causado, muitas vezes, por conta na nossa expectativa errada nas pessoas e nas coisas. O apóstolo Paulo afirma: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Co 1.3,4). Se você acha que por está passando por dificuldades sua vida não está bem, então Faça como Paulo, que é um seguidor de Cristo Jesus: Glorifique o Senhor agradecendo tudo o que Ele tem feito e coloque Nele, pois Ele está pronto a te consolar em todo o tempo.
Em oração, leia João 10, observando o pastoreio do Senhor sobre você.
Reflexão: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim ara que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).
Aplicação Prática: Nesta semana inicie o dia listando 25 coisas diferentes pelas quais você deseja agradecer ao Senhor. Faça isto todos os dias.
Ore: Agradeça a Deus, em oração, por 25 coisas. Ore por nossa igreja, pedindo ao Senhor que crie em nós um coração grato. Ore por: Amilton, Juliana, Julia e Samuel.

16º DIA (25/03/14)                                                                                      #Reagindo_ao_rancor
O rancor é mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações (anteriormente) vividas; grande ressentimento. Alguns guardam rancor de fatos, injustos, que fizeram contra si. Outros guardam rancor por motivos não tão óbvios, o fato é que o rancor produz morte. Morte para quem guarda este sentimento, morte para quem provocou o sentimento. Herodias guardou rancor por João ter condenando seu adultério, diz a Palavra, “Por isso Herodias lhe guardava rancor e queria matá-lo, mas não podia” (Mc 6.19). Contudo o resultado foi a decapitação de João Batista. Você pode achar que seu rancor estar controlado, mas de uma forma ou outra ele produzirá um tipo de morte. Por isso somos convocados por Jesus a trilhar outro caminho, o caminho do amor, pois o amor “não guarda rancor” (1 Co 13.6).

Em oração, leia João 11, pedindo ao Senhor que te mostre a Sua grandeza.
Reflexão: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25).
Aplicação Prática: Em oração, peça ao Senhor que te lembre todas as pessoas que você precisa perdoar. Libere o perdão a todos que já te magoaram.
Ore: Peça a Deus que tire toda mágoa de seu coração. Peça a Deus pela formação de líderes em nossa igreja. Ore por: André e Nara.

17º DIA (26/03/14)                                                                                      #Reagindo_à_Malícia
A primeira coisa que você pode pensar hoje é: “Essa meditação não é para mim. Afinal, quem disse que eu tenho malícia”. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta aos crentes de sua época, afirma: “Despojando-vos de toda malícia... desejai ardentemente o puro leite espiritual” (1 Pd 2.1,2). Desejar ardentemente o puro leite espiritual, que é a apalavra de Deus está diretamente relacionado a despojar de toda malícia. A malícia é tendência para fazer o mal; péssima índole; maldade. Aptidão ou inclinação para ludibriar (enganar). Podemos afirmar que a malícia é o contrário ao desejo de fazer o bem. É o contrário à vontade de Deus. Andar pensando o mal de alguém ou de alguma coisa se caracteriza um pensamento malicioso, por isso o profeta Jeremias orienta o povo de Deus assim: “Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos?” (Jr 4.14).

Em oração, leia João 12, pedindo ao Senhor que te mostre verdades espirituais para tua vida.
Reflexão: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto” (João 12.24).
Aplicação Prática: Compartilhe com seu discipulador sobre esta área.
Ore: Peça a Deus que te ajude a se desprender da malícia. Confesse ao Senhor o que você lembra de ter pensado mau de alguém. Peça a Deus pela liderança da igreja. Ore por: Odenir dos Santos.

18º DIA (27/03/14)                                                                                      #Reagindo à amargura
A amargura, no grego, provém de uma palavra que significa ferir. Sua raiz hebraica, traz a ideia de algo pesado. Sendo assim, a amargura é algo forte e pesado que fere o mais profundo do nosso coração. A amargura não ganha lugar. A amargura não ganha lugar imediatamente quando alguém nos ofende. Ela é nossa reação a uma “ofensa” ou uma situação difícil que de modo geral é injusta. A amargura é uma maneira de responder, que com o passar do tempo pode converter-se num estilo de vida. Os companheiros da amargura são: autocompaixão, os sentimentos feridos, a indignação, o ressentimento, o rancor, a vingança, a inveja, a calúnia, a maledicência e as fofocas. A amargura é o resultado de sentimentos profundos da vida, e por isso devemos tomar muito cuidado no nosso dia a dia. Por isso Paulo nos exorta “Longe de vós, toda amargura...” (Ef 4.31). O autor aos Hebreus nos aconselha “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”; (Hb 12.14,15). Seguir a paz, é pedir perdão quando errar. É perdoar quando alguém te ferir. Mesmo que seja a pior coisa do mundo que o outro faça com você. Se você quiser seguir os passos de Jesus, perdoe, mas perdoe de coração, pois Jesus perdoou até os seus próprios assassinos.

Em oração, leia João 13, pedindo a Deus que ensine sobre o serviço ao próximo.
Reflexão: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13.35).
Aplicação Prática: Procure assumir seus erros. Pedir perdão. Treine sua vida para o perdão. Procure alguém que você feriu e peça perdão, ou procure alguém que te feriu e peça perdão, pois só de você ter ficado chateado pela pessoa te ferir já é preciso perdão. Conheço uma pessoa que já fui muito ferido, mas a reação foi sempre o silêncio. Ele coloca tudo nas mãos de Deus. Você pode pensar que isto é amnesia, a bíblia vai mostrar que isto é maturidade.
Ore: Peça a Deus a ousadia para viver o perdão. De forma que a amargura não te domine. Peça a Deus pelo discipulado em nossa igreja. Ore por: Julio, Paulo, Stéfanie e família.

19º DIA (28/03/14)                                                                                                      #Reagindo_à_ira
Podemos pensar que a palavra ira seja muito forte para descrever um sentimento que pode surgir em nosso coração. A ira é definida como a paixão que incita toda a nossa agressividade contra alguém ou algo; raiva, cólera, fúria. Em Lucas 4, Jesus estava na sinagoga e lendo o profeta Isaías afirmou que Nele estava se cumprindo a profecia descrita. A reação dos religiosos foi imediata “se encheram de ira” (Lc 4.28). A ira foi a raiva que sentiram de Jesus. A ira é tão fonte que fez com que eles levassem Jesus até o cimo do monte afim de o jogarem de lá. Talvez eles jogassem Jesus de lá porque era possível, segundo as leis vigentes. Hoje talvez muita gente não jogue a outra porque nossas leis não permitem, mas se permitissem isso seria comum. Será que o fato de desejarmos em nosso coração reagir com agressividade com o próximo já não é uma ira condenável diante de Deus. Será que só porque não jogamos ninguém de um monte a ira que sentimos em nosso coração não é prejudicial? Paulo nos exorta “Longe de vós toda ira” (Ef 4.31). A ira é pecado quando deixamos que o sol se ponha sobre ela, ou seja, é pecado quando deixamos o tempo passar sem pedir perdão pelo pensamento irado que tivemos com o nosso próximo. Se queres fazer o que Jesus faria, então não deixe o sol se por sobre a vossa ira. Peça perdão e perdoe.

Em oração, leia João 14, pedindo ao Senhor que abra seus olhos para ver as maravilhas de Sua Palavra.
Reflexão: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27).
Aplicação Prática: Liste as atitudes das outras pessoas que provocam ira em você. Peça ao Senhor que te ajude a agir com amor em meio às situações adversas.
Ore: Peça a Deus que te dê um coração compassivo. Peça a Deus pelos Oikos de nossa igreja. Ore por: Marli, Agnes, Ana Sara e Laís.

20º DIA (29/03/14)                                                                                                #Reagindo_à_tristeza
Já ouvi muito se discutir sobre a questão se que o crente pode ou não sentir tristeza. A questão é a seguinte, se Jesus se sentiu triste eu também posso me sentir. Contudo a bíblia diz que “o coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv 15.13). Logo você pode se sentir triste, mas precisa buscar uma solução para não se afundar num abatimento profundo do espírito. Jesus esteve triste sim, mas sua atitude foi coloca-la diante de Deus em oração (Mt 26.36-46).

Em oração, leia João 15, pedindo a Deus sabedoria para compreender aquilo que o Senhor deseja para a sua vida.
Reflexão: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (João 15.16).
Aplicação Prática: Apresente toda a sua tristeza diante do Senhor.
Ore: Peça a ele que transforme sua tristeza em dependência. Peça a Deus pelas famílias de nossa igreja. Ore por: Sabrina Gomes e Esposo.

21º DIA (30/03/14)                                                              #Reagindo_ao_sentimento_de_solidão
Enquanto eu estudava no Seminário eu vivi um momento em que ainda não tinha passado. As pressões, psicológica, espiritual e emocional, foram tão grandes que um sentimento de solidão assolou meu coração. Eu senti como se Deus tivesse me esquecido lá. Até que um dia eu li “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões tua mão” (Sl 139.5). Este texto penetrou tão profundamente em meu coração que eu fui tomado pela mão do Senhor e me senti protegido. Essa era uma promessa de Deus para mim. Por mais que alguns sentimentos queiram nos abalar, a certeza das promessas de Deus nos dá o sustento necessário para permanecermos firmes.


Em oração, leia João 16, pedindo ao Senhor que te esclareça a missão do Espírito Santo em sua vida.
Reflexão: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16.13).
Aplicação Prática: Escolha um versículo de promessa para ser sua divisa por um tempo.
Ore: Peça a Deus que te encha de Sua Palavra. Peça a Deus por um avivamento. Ore por: Cassius Eduardo (Du), Eliene, Alexandre e Duda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário