Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

segunda-feira, 17 de março de 2014

2ª SEMANA - EXTERMINANDO O TUMOR DA FALTA DE PERDÃO.

Talvez a falta de perdão no meio da igreja seja um dos maiores responsáveis por nossas derrotas. A falta de perdão causa um tumor. A falta de perdão nos adoece. A falta de perdão torna impossível a geração de um ambiente de comunhão.
Muitas vezes achamos que perdoamos, mais não perdoamos. Muitas vezes perdoamos da boca para fora, mas internamente aguardamos uma punição divina para o outro.
A falta de perdão impede-nos de sermos perdoados, pois na oração do “Pai Nosso”, nós dizemos: “perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” (Mt 6.12). Ou seja, se não perdoamos os outros o que estamos orando, na verdade é “Pai não me perdoa, pois eu não perdoo ninguém”. Que tipo de igreja é essa que vive sem o perdão? Como deve ser espiritualmente os membros que vivem assim.
A falta de perdão também oferece vantagem para Satanás. Paulo, escrevendo aos coríntios afirmou: “E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós” (2 Co 2.10). Ou seja, sempre que não há o perdão, Satanás tem vantagem sobre nós.
Por isso, nesta semana vamos refletir sobre o perdão e seremos desafiados a FAZER O QUE JESUS FARIA, ou seja, o que Ele nos ensinou com a vida e com as Palavras.


8º DIA (17/03/14) –                                                                                     #O que é e o que não é
Uma das coisas que mais dificultam a questão do perdão é a compreensão do que ele realmente é. Segundo o livro “A verdade que liberta” não é perdão 1. Esquecer (apagar o fato da memória); 2. Sentimento (querer perdoar somente se tiver um sentimento que indique isto); 3. Fingir (negar o acontecimento do fato. Querer ignorar o acontecido ou não querer enfrentar); 4. Voltar ao passado (levantar uma lista das ofensas recebidas e por qualquer motivo recorrer a essa lista para acusação ou justificação). O perdão é: 1. Um ato pensado, uma decisão da vontade. Os sentimentos virão depois, mas eles não devem guiar nossas decisões; 2. Não realizar nenhuma reivindicação ou cobrança, desistir de qualquer exigência.  Abrir mão dos direitos pessoais. 3. Entregar-se (dar amor quando se espera o ódio, dar compreensão quando se espera raiva e vingança. Dar liberdade quando se merece punição); 4. Substituir (É colocar o ato de Jesus Cristo na cruz, no lugar do ato daquele que nos ofendeu – 2 Co 5.21); 5. Tomar a iniciativa antes mesmo do arrependimento daquele que ofendeu.
Em oração, leia João 3, pedindo ao Senhor que te ensine as verdades a cerca do novo nascimento.
Reflita: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3.3).
Aplicação Prática: Compartilhe com seu(sua) discipulador(a) sobre suas experiência quanto ao perdão.
Ore: Peça a Deus que abra os teus olhos para enxergar espiritualmente a questão do perdão. Peça a Deus pela nossa igreja. Ore por: Marcelo e Bibiana.

9º DIA (18/03/14) –                                                                                                          #Quando pecarem contra ti
Geralmente quando alguém faz algo de errado contra nós, a primeira coisa que fazemos é contar para alguém aquilo que aconteceu. É mais ou menos assim “Você não sabe o que fulanos fez comigo...”.  Jesus nos ensina de forma diferente. A bíblia diz "Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano” (Mt 18.15-17). É preciso, primeiramente, compreender que este “mostre-lhe o erro”, tem como objetivo ganhar o irmão. Logo a forma que chegamos até quem pecou contra nós possibilitará ganhá-lo ou perde-lo. Caso ele não te ouça, então deves seguir os passos descritos no texto. Assim, você estará FAZENDO OO QUE JESUS FARIA.

Em oração, leia João 4, pedindo ao Senhor que este momento seja um encontro com Deus.
Reflita: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4.14).
Aplicação Prática: Em oração procure, nesta semana, alguém que pecou contra você e tente ganha-la como irmão.
Ore: Peça a Deus que trabalhe em seu coração a questão do perdão. Peça a Deus pela nossa igreja. Ore por: Elber, Ester, Jonatas e Jéssica.

10º DIA (19/03/14) –                               #Quando teu irmão está chateado ou magoado contigo.
Há um ditado popular que diz: “O tempo tudo cura, menos velhice e loucura”. Parece que de fato ele é verdadeiro, mas não é. Em se tratando do perdão na vida cristã, Jesus nos exorta da seguinte maneira “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta” (Mt 5.23,24). O culto ao Senhor está diretamente relacionado ao nosso relacionamento com o próximo. Não existe adoração aceitável ao Senhor associada a mágoas e rancores. Sempre que soubermos que alguém tem algo contra nós é nossa missão buscarmos a reconciliação. Se ele não quiser se reconciliar devemos descasar no Senhor e prestar-lhe o culto devido.

Em oração leia João 5, pedindo ao Senhor que te dê clareza em sua missão aqui na terra.
Reflita: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5.24).
Aplicação Prática: Exercite a prática do perdão. Mesmo com coisas pequenas que você errou peça perdão. Não use a palavra desculpas, mas sim a palavra biblicamente correta “perdão”.
Ore: Peça a Deus que te ajude a aprender mais sobre o perdão. Peça a Deus pela liderança da igreja. Ore por: Paula, Rennan e Família.

11º DIA (20/03/14) –                              #Quando você souber que duas pessoas estão brigadas
 Uma coisa muito comum quando sabemos que duas pessoas estão brigadas é tentar descobrir com quem está o erro. Muitas vezes agimos como juízes e queremos logo descobrir quem está errado para condenar e quem nós vamos absolver. Geralmente absolvemos quem mais gostamos e colocamos toda a culpa no outro. Jesus não fez e nem faria isto. Quando Ele disse “Bem-aventurado os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9). Ele estava afirmando que uma característica que demonstraria nossa filiação a Deus é o fato de sermos pacificadores. Então, quando souberes que duas pessoas estão brigadas, não tente agir como juiz, mas sim como pacificador, na tentativa de restabelecer a comunhão entre ambos.

Em oração, leia João 6, pedindo ao Senhor que fale ao teu coração.
Reflita: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim” (João 6.57).
Aplicação Prática: Não seja juiz de ninguém, mas faça uma lista de pessoas que você deseja colocar em oração par a reconciliação.
Ore: Peça a Deus por cada pessoa que você deseja ver reconciliado. Peça a Deus pelo discipulado em nossa igreja. Ore por: Alcides, Estelita e Rennan.

12º DIA (21/03/14) –                                                                        #Quando você magoar alguém
Uma das coisas que está se tornando comum entre nós é tentar fazer com que o tempo cure as nossas feridas. É claro que precisamos do tempo certo para tudo, mas a Palavra de Jesus nos ensina que a nossa ira, ou seja, irritação. Quando você magoar alguém, antes de tudo você precisa orar e pedir perdão. Peça sabedoria e tente acertar as coisas imediatamente. O apóstolo Paulo afirma: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4.26).
Em oração, leia João 7, pedindo ao Senhor que fale ao teu coração.
Reflita: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38).
Aplicação Prática: Dirija-se às pessoas que você magoou e peça perdão.
Ore: Peça a Deus para te ensinar a cada dia a viver o perdão. Peça a Deus pelos Oikos de nossa igreja. Ore por: Luciano, Gisele, Gustavo e Filipe.

13º DIA (22/03/14) –                                                                                   #O perdão em 5 passos
É claro que não existe uma receita pronta para o perdão. Cada caso é um caso. Cada situação merece uma atenção especial, mas há um dica de 5 passos que nos ajudam a trabalhar o perdão em nossas vidas, até que tenhamos internalizado a importância e a necessidade do perdão. 1. Tenha consciência de que perdão é um ato da vontade em obediência à Palavra de Deus e não um sentimento. Devemos ser obedientes para fazê-lo; 2. Libere o perdão através de uma oração e espere a graça restauradora de Deus ser derramada em sua vida. 3. Não lembre ativamente da ofensa perdoada. 4. Recite a Palavra de Deus usando uma virtude ou versículo que seja oposto do problema. 5. Ore abençoando aquele que você perdoou (Mt 5.44).

Em oração, leia João 8, pedindo que Ele fale ao seu coração.
Reflita: “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31,32).
Aplicação Prática: Escreva os 5 passos em um caderno, para ajuda-lo na memorização.
Ore: Peça a Deus que te ajude por em prática esses passos. Peça a Deus pelas famílias de nossa igreja. Ore por: Matheus, Graciele e Sophia.

14º DIA (23/03/14) –                                                              #O perdão é uma questão espiritual
 Não é de hoje que eu percebo nossa dificuldade, como seres humanos, em perdoar. De fato o perdão não é simples, para quem não entende seu valor espiritual. Devemos perdoar, pois é um mandamento, logo a falta de perdão se significa desobediência a Deus. Devemos perdoar, pois o perdão divino está condicionado ao perdão que nós liberamos aos outros (Mt 6.12; 18.23-35). Devemos perdoar, pois é “perdoando muito” que podemos esperar “muito amor” (Lc 7.47). O perdão é uma questão espiritual, pois a falta de perdão interfere diretamente nossa comunhão com Deus e Sua vontade. Impede-nos o perdão celeste e a concretização das bênçãos de Deus para nós. Além disso, quando há falta de perdão Satanás leva vantagem (2 Co 2.10).


Em oração, leia João 9, pedindo a Deus que te mostre o que Ele quer mudar em você.
Reflita: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4).
Aplicação Prática: Escreva uma oração, declarando seu compromisso com Deus em viver uma vida de perdão.
Ore: Peça a Deus que te ajude a perdoar. Peça a Deus por um avivamento. Ore por: Fábio Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário