Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O CORPO DE CRISTO (3): As esferas de uma espiritualidade coletiva (Parte 1) - Ageu 1


Um jovem em um ônibus escuta um música que dizia mais ou menos as seguintes palavras: "Mãe me perdoe, pois realmente estou no crime. Mas fique tranquila, sou um homem de fé e Deus vai me proteger". 
Fico pensando o que se passa na mente de muitos brasileiros, e como é entendida a espiritualidade nos dias de hoje. A letra da música cantada admite a consciência de um jovem que está praticando o mal e coloca nas mãos de Deus a responsabilidade de se proteger.
Como está a espiritualidade dos brasileiros? Como está a nossa espiritualidade? O que é espiritualidade?
Encontramos no livro do profeta Ageu uma Palavra de alerta do Senhor dos Exércitos para o seu povo. Os habitantes de Israel estavam com suas casas bem arrumadas, suas preocupações nas coisas que eram materiais, mas estavam deixando a casa de Deus em ruínas. Eles não estavam preocupados com a reconstrução e estavam adiando esta necessidade. Contudo o Senhor convoca o governador, o sacerdote todo o povo para reconstrução do templo e afirma que assim como esteve com os antepassados o Senhor estará com eles. Os dias de hoje são tão parecidos com os dias do tempo de Ageu.
Muitas vezes estamos achando que nossa espiritualidade está bem, mas estamos deixando a espiritualidade coletiva abandonada, e se a espiritualidade coletiva não está bem, as outras esferas de nossa vida - inclusive nossa espiritualidade individual - também não estarão. Precisamos reconhecer que somos responsáveis uns pelos outros, precisamos assumir que o tempo de edificarmos a espiritualidade coletiva é o agora, precisamos tomar a atitude de reconstruir, mas devemos estar certo que em tudo isso o Senhor nos dará a provisão.
Ao lermos Ageu 1.1-9
1  No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, dizendo:
2  "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".
3  Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:
4  "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "
5  Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram.
6  Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".
7  Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!
8  Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.
9  "Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? ", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.
Em 587 a.C. os Babilônicos invadiram Judá e arrasaram Jerusalém e destruíram o templo, levaram os nobres cativos e deixaram o povo em ruínas. Em 538 a.C. Zorobabel e outros do povo de Israel retornaram para Jerusalém. Por volta de 537 – 536 a.C eles começaram a reconstruir o templo, mas foram detidos por conta dos visinhos que não queriam ver a reconstrução de Jerusalém muito menos do Templo (Esdras 4.1-5,24).
A profecia de Ageu gira em tono do ano de 520 a.C. Deus Convoca o povo a observarem a situação que estavam vivendo. Por 14 anos a reconstrução do tempo ficou parada, mas estes 14 anos foram suficientes para cada um reconstruir as suas próprias casas (1.4).

1º UMA ESPIRITUALIDADE COLETIVA...
I – PRECISA SER EDIFICADA NO HOJE.
“Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor”.  Ageu 1.2

Podemos dizer que para os dias de hoje o templo aqui no texto significa nossa espiritualidade. Ao longo dos 14 anos o povo de Israel se preocupou com a construção de suas casas. Tentaram até reconstruir o templo, mas os empecilhos se levantaram e conseguiram impedir a reconstrução. O povo foi parado por 14 anos. E só voltou por conta de uma chamada de atenção vinda da parte de Deus.
a.     Uma espiritualidade sadia – O que é uma espiritualidade sadia? Harold Segura, em seu livro O que é Espiritualidade, define espiritualidade cristã como sendo “o processo contínuo por meio do qual seguimos a Jesus Cristo, alimentando–nos da comunhão íntima com o Pai, sob o impulso do Espírito Santo e em peregrinação fraterna com a igreja”. Temos, então, desafios: seguir Jesus; alimentar-nos da comunhão com o Pai; sermos impulsionados pelo Espírito Santo e peregrinarmos fraternalmente com a igreja rumo ao estabelecimento do Reino de Deus, em nós, na terra.
Seguir Jesus é seguir seus passos, é fazer o que ele fez, é cumprir viver seus mandamentos. Mandamento significa exercício. Jesus disse um novo mandamento vos dou. Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou”.  1 João 3.23.
Alimentar-nos da comunhão com o Pai é relacionamento com Deus. É estar com Deus e Ele em nós. Até nos tornarmos um com Ele. Esse é o desejo de Jesus, por isso Ele orou rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17.21.
Sermos impulsionados pelo Espírito Santo é resultado da manifestação do Espírito em nós. Uma vez temos o Espírito Ele passa a nos orientar Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras” (João 16:13).
Peregrinarmos fraternalmente com a igreja é caminhar junto, praticando aquilo que tem sido ensinado pela Palavra Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado (Mt 28.19,20). Na igreja primitiva foi registrado que os
“que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
42. e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum”. Atos 2.41-44
b.    Diversos obstáculos se levantarão – no caso dos judeus os inimigos usaram algumas estratégias (Esdras 4.1-5,24). Primeiro eles tentaram se infiltrar entre eles para “ajudarem na reconstrução”; depois subornaram conselheiros para frustrar seus planos; escreveram ao rei falsas acusações; por isso o rei mandou parar a obra.
Muitos ensinamentos errados nos são ensinados tentando desviar nossa atenção do foco: “Você não precisa gastar tempo lendo a bíblia”, ou mesmo “você vai orar por que?” colocando em dúvida nossas práticas. Contudo a própria palavra nos diz “bem- aventurado é aquele que... que tem o prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.1,2). E em relação à oração... Se o próprio Jesus orou, o que nos resta, senão orar.
Pessoas falam palavras que tentar frustrar nossos sonhos dizendo: “Você nuca vai conseguir ser uma pessoa melhor”, ou mesmo “Pau que nasce torto morre torto”.
Pode-se chegar até o cúmulo de sermos impedidos por alguém de praticar nossa devocionalidade. Mas nada disso deve nos impedir.
Mas também nosso próprio eu se torna um obstáculo, à medida que a preguiça não nos permite criarmos um peregrinarmos fraternalmente com a igreja momento de intimidade com Deus.
c.     Precisamos viver o hoje – O ontem não existe, o amanhã também não. O que existe é o hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário