Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TEMPESTADES QUE SE LEVANTAM


Podemos perceber que as dificuldades são inerentes à vida do ser humano. Todos já passaram ou vão passar por alguma turbulência que podemos chamar de tempestades que se levantam. A bíblia nos apresenta uma situação bem peculiar na vida de Jesus e de seus discípulos.
Marcos 4:35-41
35  Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
36  E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos.
37  E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.
38  Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?
39  E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.
40  Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?
41  Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?
Diante desse relato podemos perceber que:
1.      O FRACASSO DAS PESSOAS EM MEIO ÀS TEMPESTADES DA VIDA É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO SEU DESCONHECIMENTO DE DEUS E DE SUAS PROMESSAS.
a.       Jesus afirmou: “passemos para o outro lado” (v.35). A palavra foi de Jesus. Temos um Deus que garante.
b.      Jesus havia dito que o objetivo era passar para o outro lado. Não importa o que passamos no percurso, se Jesus disse que é para chegarmos do outro lado, vamos chegar.
c.       Se quisermos vencer nas tempestades da vida precisamos conhecer:
                                                                          i.      AS PROMESSAS DE DEUS. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz.” João 16.33a. Jesus avisa seus discípulos de Sua morte. Avisa que eles serão perseguidos e diz que avisa-os para que eles tenham paz. Como isso é possível? Apenas pela paz que só Jesus pode dar. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14.27
                                                                        ii.      A PALAVRA ESPECÍFICA DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS. Como exemplo para isto, podemos considerar a vida de Abraão. Deus fez uma promessa específica para Abraão: e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei. Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;” Gênesis 17.2,4. Abraão tinha a palavra de Deus que ele seria pai. E recebeu esta promessa com o nascimento de Isaque, contudo no decorrer dos anos o Senhor pede Isaque como sacrifício a Abraão (Gn 22.2). Abraão prontamente obedece a ordem de Deus, mesmo sabendo que havia uma promessa de que o Senhor lhe daria muitas nações por herança. Abraão obedeceu porque conhecia Deus e conhecia a promessa que lhe foi feita. Ele pela fé, “sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas, e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou”. Hebreus 11:17-19.
Abraão conseguiu passar por esta tempestade pelo fato de conhecer a palavra específica do Senhor para a sua vida.
                        Quando conhecemos a Deus e Suas promessas somos capazes de afirmar como o salmista:
Salmos 27:1-3,10,13-14
1  O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
2  Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram.
3  Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.
10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.
Salmos 27:
13  Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes.
14  Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

2.      O SEGREDO É DEIXAR AS MULTIDÕES E LEVAR JESUS CONSIGO
“E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco” Mc 4.36
Muitos buscam conselhos de pessoas que nada sabem sobre Deus, sobre nossa história de vida e no meio das tempestades terminam afundando mais ainda. Os discípulos tomaram uma decisão. Deixaram as multidões e levaram consigo Jesus.
a.       A palavra de Deus deve ser nosso primeiro manual para vencermos nas tempestades.Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4.12
“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3.16-17.
A Palavra de Deus é capaz de nos orientar em tempos de aflição;
b.      Deixar as multidões, os conselhos dos ímpios é um princípio antigo. O Salmista nos instrui dizendo Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite”. Salmos 1:1-2.
Portanto, em tudo na vida, leva Jesus contigo. Orando ao acordar, orando antes de sair de casa. Orando em todo tempo. Pede a orientação de Deus.
3.      AS TEMPESTADES POSSIBILITAM-NOS PERCEBERMOS A GRANDIOSIDADE DE DEUS
“Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4.41)
A grande verdade é que em meio às tempestades descobrimos o quanto Deus é maior do que imaginamos.
As manifestações de socorro de Deus em nossas vidas levam-nos a dizer quem é este. A cada dificuldade que enfrentamos temos a possibilidade de conhecermos um pouo mais sobre Deus. Por isso Isaías pode dizer: Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.” (Isaías 64.4)
Paulo também reconhece isto e diz que: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2.9).
É preciso, portanto, esperar e amar o Senhor, pois Ele sempre vem em nosso favor.

CONCLUSÃO
            Dificuldades sempre todos teremos. A questão          é como e com quem iremos passá-la. Por isso se faz necessário conhecer Deus e Suas promessas; levar Jesus consigo e aprender a perceber os livramentos do Senhor em nossas vidas.

Mensagem pregada no templo da Igreja Batista da Aliança em Resende, no domingo 06.11.11, pelo pr. Roosevelt Arantes da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário