Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA OU MORTE: Do prefixo à preposição


Segundo a história brasileira no dia 07 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, o Príncipe-regente no Brasil, D. Pedro de Alcântara de Bragança bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!".
IN-Dependência: O prefixo de origem latina ‘‘IN’’ significa: privação, sentido contrário, negação. Quando Dom Pedro declarou ‘‘Independência ou morte’’ ele estava dizendo nada de dependência para com o reino de Portugal.
Muitas vezes queremos uma vida desta forma IN-dependentes. Sem levar em conta as consequencias desta escolha. Certa vez um jovem estava vibrando pelo fato de estar morando sozinho na Faculdade na qual estava estudando e por poder chegar em seu quarto a hora que quisesse, mas em um desses dias em que chegava altas horas da noite ele refletiu e disse consigo mesmo: ‘‘posso ser INdependente e chegar a hora que quiser, contudo se algo me acontecer quem dará conta, uma vez que estou sozinho?’’.
A vida inconsequentemente INdependente, não é a melhor escolha, afinal um dia, segundo a Bíblia, ‘‘de todas estas coisas [que fizermos] Deus nos pedirá contas’’ (Ec 11.9).
Nosso desafio é sair do prefixo ‘‘IN’’da lingua portuguesa para a preposição ‘‘IN’’ do inglês, ou seja, transformando o INdependência, de ‘‘sem dependência’’ para ‘‘em dependência’’, ou mesmo ‘‘na dependência’’.
INdepenência  para o cristão significa viver na dependência de Deus. O autor da epístola de Tiago diz para aqueles que dizem assim ‘‘hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros’’ que na verdade deveriam dizer ‘‘Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo’’, pois a nossa vida é como ‘‘um vapor que aparece por um pouco e logo desvanece’’.         
Precisamos, então, constantemente dependermos do Senhor prostrados conforme a ilustração, acima, da bandeira nacional, nem que para isso tenhamos que dizer "INdependência" (na dependência) de Deus, ou morte.

Roosevelt Arantes da Silva, pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário