Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

quinta-feira, 10 de abril de 2014

40 DIAS FAZENDO O QUE JESUS FARIA - 5ª SEMANA

Era uma tarde muito quente e movimentada no Rio de Janeiro e lá esta eu na estação do metrô Sans Penã.
Muita gente ao meu lado. Quase todos caminhando a passos largos... A sensação era que todos estavam correndo de algo, ou correndo em busca de alguma coisa.
Enquanto esperava o metrô fiquei agitado por sua demora. Ao chegar entrei correndo em busca de um dos poucos lugares. Parei e pensei o quanto todo aquele corre-corre era desnecessário e mal para meu bem estar. Ainda refleti o quanto eu estava sendo influenciado pelo corre-corre dos outros. Afinal, pra quê correr se o metrô passa de 3 em 3 minutos?
Toda esta agitação de nossos dias tem produzido uma sociedade ansiosa, angustiada, muitas vezes desesperada, triste, intolerante, agitada e sem tempo para desfrutar de tudo o que o Senhor concedeu.
Fazer o que Jesus faria é assumir uma postura bíblica e saudável em meio à tantas pressões que o mundo nos faz sofrer. É olhar para Jesus e conciliar um viver saudável em meio a tantas turbulências de nossos dias.
Se você tem vivido dias assim, quero convidá-lo a refletir nesta semana sobre o que Jesus faria nestas situações.

29º DIA (07/04/14)                                                                          #Sem tempo para nada
Uma das frases mais corriqueiras de nossos dias é: hoje estou sem tempo para nada. Estar sem tempo para nada é admitir que sufocado com muitas coisas. É não assumir que está fazendo mais coisa do que seria possível, ou saudável fazer. O problema disso é que geralmente quando chegamos à situação de “sem tempo para nada”, uma das primeiras coisas que cortamos de nossa agenda, ou que colocamos em segundo plano é o nosso tempo com Deus. Olhando para Jesus não enxergamos uma pessoa correndo com tantas atividades, isto deve ser uma meta para nós. Rotineiramente Jesus se isolava e investia tempo em oração. Mateus afirma “E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só” (14.23). Esta pausa fazia parte da agenda de Jesus. Fazer o que Jesus faria significa ser mais parecido com Jesus do que tomado pelo contexto atual, significa abrir mão de algumas coisas para ficar com Jesus, escolher ler a bíblia ao invés de assistir uma novela, parar para orar ao invés de desperdiçar muito tempo na internet.

Em oração, leia Amós 3, pedindo ao Senhor que fale contigo. Que encontre em você alguém a quem Ele possa contar seus segredos.
Reflita: “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Am 3.7)
Aplicação Prática: Faça uma avaliação e dê uma nota a você de 0 a 5 nas seguintes áreas: 1. Tenho realizado regularmente minhas devocionais; 2. Tenho tido tempo de qualidade em minhas devocionais; 3. A vontade de Deus tem ficado mais clara para mim a cada dia; 4. Tenho me crescido em minha intimidade com Deus.
Ore: Peça a Deus que te ajude a vencer as tentações e o pecado. Ore por um avivamento em nossa igreja. Ore por: Cleudir, Andrea, Felipe, Thiago e Taís.

30º DIA (08/04/14)                                                                          #Tomados pela ansiedade
Uma das palavras que eu mais ouvir nos últimos dias foi “ansiedade”. Refletindo um pouco sobre isso percebi que o atual contexto de nossa sociedade leva-nos a uma ansiedade constante. A insegurança, as incertezas, as inconstâncias das pessoas... Tudo isto nos causa certa ansiedade. Ouve-se falar tanto em doenças, mortes, fomes, desempregos... A casa tem que tá perfeito, no emprego temos que ser os melhores, na escola impecáveis, na rua temos que manter uma aparência de perfeição, na igreja tudo tem que ser bom. A impressão que dá é que nós somos completamente responsáveis por tudo dar certo em nossas vidas. Isto não é verdade! Então gira em torno de nossa mente: o que vou comer, o que vou beber, com o que vou vestir. Como conseguir um carro. Preciso trocar meu celular. Para, para, para. Ufa! É preciso lembrar que Jesus nos ensinou: “não andeis ansiosos pela vossa vida” afinal, “qual de vocês por ansioso que esteja pode acrescentar um centímetro à sua vida” (Mt 6.25,27). Isto significa que precisamos para de nos preocuparmos mais com as coisas e confiarmos mais em Deus. É fazer o que é necessário ser feito, mas descansar naquilo que só Deus pode fazer.

Em oração, leia Amós 4, pedindo ao Senhor que quebrante o teu coração.
Reflita: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” (Am 4.11b).
Aplicação Prática: Todas as vezes que você se preocupar com algo exercite sua mente verbalizando. Senhor eu minha vida está em Tuas mãos, não temerei. Além disso, escreva tudo o que tem deixado você ansioso e faça uma oração de entrega ao Senhor.
Ore: Peça a Deus que crie em seu coração um espírito de dependência. Ore pela liderança da igreja. Ore por: Francisco Lissarine, Sabrina e Emanuelle.

31º DIA (09/04/14)                                                                           #Atitude certa em meio a angústia
Uma das consequências da ansiedade que os nossos dias promovem é a angústia. A angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor. Em várias ocasiões o povo de Israel se rebelou contra Deus, mas o Salmista Davi deixa claro que, apesar de todas as vezes que Seu povo virou as costas Ele “Olhou-os, contudo, quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor” (Sl 106.44). Se você se sente angustiado, tome a atitude certa: clame ao Senhor. Fazer o que Jesus faria significa depender mais de Deus do que daquilo que podemos fazer. Significa confiar mais em Deus do que naquilo que estamos sentindo. Significa desabafar toda nossa angustia em oração até que sintamos o cuidado de Deus sobre nós.

Em oração, leia Amós 5, pedindo ao Senhor que dê mais sede Dele.
Reflita: “Assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei” (Am 5.4)
Aplicação Prática: Compartilhe com seu discipulador aquilo que tem te angustiado.
Ore: Ore ao Senhor, pedindo que Ele tire toda angustia de seu coração. Ore pelas pessoas de nossos bairros que precisam de salvação. Ore por: Zilma Roberti e Família.

32º DIA (10/04/14)                                                                          #A falta de tempo de nossos dias
Muitas vezes nos deparamos com dias tão corridos que quando somos confrontados sobre a nossa relação com Deus, com a oração e a Sua Palavra (A Bíblia), logo justificamos nossas faltas com a falta de tempo. Quando somos confrontados com a história de homens e mulheres que foram usados por Deus, pelo fato de terem investido tempo com Deus, justificamos nossas faltas com a falta de tempo. Podemos até achar que as pessoas antigamente tinham mais tempo. Mas pode crer que elas enfrentavam desafios para separar seu tempo para Deus. Deus nos deu 24h por dia para administrarmos. Investir tempo com Deus é reconhece-lo como prioridade em nosso dia a dia. Jesus nos afirma que para crescermos e frutificarmos precisamos permanecer Nele (Jo 15), e isto significa parar diariamente e orar. Deixar de assistir um programa de TV e ler a Bíblia.

Em oração, leia Amós 6, pedindo ao Senhor que fale ao seu coração.
Reflita: “Ai dos que andam à vontade em Sião e dos que vivem sem receio no monte de Samaria, homens notáveis da principal das nações, aos quais vem a casa de Israel!” (Am 6.1)
Aplicação Prática: Determine um local e um horário em seu dia para se encontrar com Deus.
Ore: Peça a Deus que te revista de toda a Sua armadura. Ore pelos Oikos. Ore por: Neemias e Inêz Pinheiro.

33º DIA (11/04/14)                                                              #Um basta na inconstância
Às vezes podemos ser enganados por nossas percepções. Por exemplo: Quando olhamos para os nossos desafios atuais podemos imaginar que ninguém viveu os desafios que estamos vivendo. Daí podemos pensar que isto é uma justificativa plausível para nossa fata de constância. Vivemos da seguinte forma: “Quando eu quiser eu leio a Bíblia”, “quando eu achar necessário eu vou à igreja (ao templo)”, “hoje não estou com tanta vontade de orar”. Esses pensamentos promovem uma completa inconstância na vida cristã, inclusive no humor e no bem estar. Um jornalista norte-americano certa vez disse: “Em tempos como estes é bom lembrar que sempre houve tempos como estes”. Isso quer dizer que não podemos ficar achando que nossos dias são tão desafiadores a ponto de justificar nossas inconstâncias e descompromissos. Devemos dar um basta com as oscilações e sermos “firmes e constantes” (1 Co 15.58).


Em oração, leia Amós 7, pedindo a Deus que te ajude a entrar no prumo, ou seja, que o Senhor te mostre o que precisa ser ajustado.
Reflita: “Eis que eu porei um prumo no meio do meu povo Israel” (Am 7.8).
Aplicação Prática: Faça uma auto avaliação de como está a sua frequência em relação às coisas de Deus.
Ore: Peça a Deus que te ajude a ser mais constante. Ore pelos discipulados de nossa igreja. Ore por: Cleide, Camila, Mateus e Ana Caroline Pereira.

34º DIA (12/04/14)                                                              #O que fazer com a tristeza?
Nesta semana eu me chateei muito com o nosso cachorro. Ter ficado com muita raiva me deixou triste, então fui orar. Muitas vezes ficamos tristes por coisas pequenas, outras vezes ficamos tristes com coisas importantes. O que fazer com a tristeza? Antes de ser crucificado, Jesus passou por um momento de extrema agonia. A Bíblia afirma que Ele estava triste até a morte “A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo” (Mt 26.38), ao ponto de suar sangue. Que tristeza deve ter dominado o coração de Jesus. Mas o que Ele fez. Chamou seus discípulos para um lugar apropriado, separou entre eles os mais próximos e se isolou para orar (Mt 26.36-46). Se a tristeza te abater, chame seus irmãos amigos, mas a cima de tudo ponha-se de joelhos em oração.

Em oração, leia Amós 8, pedindo a Deus que te mostre verdades espirituais para você viver.
Reflita: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Am 8.11).
Aplicação Prática: Se você ainda não está sendo discipulado por alguém, procure alguém que possa caminhar junto a você.
Ore: Peça a Deus que te dê sede de Sua Palavra. Ore pelas famílias de nossa igreja. Ore por: Josué, Luciene, Ester, Sophia, Luiz e João.

35º DIA (13/04/14)                                                                          #Exterminando as brechas
A primeira coisa que sofre quando estamos correndo muito é a nossa comunhão com Deus. O Grande desejo de Deus para as nossas vidas é a restauração completa de nossa relação com Ele. No jardim do Éden Deus e o ser humano viviam em perfeita harmonia. O pecado quebrou esta relação. Ao longo de toda história da humanidade Deus vem restaurando esta relação com as pessoas que se submetem à Sal vontade. Ao povo de Israel o profeta Amós transmitiu as seguintes palavras de Deus “Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade” (Am 9.11). O templo, em Israel, representava a espiritualidade do povo. As brechas são aberturas em nossas vidas que danificam nossa intimidade com Deus. O Senhor quer reparar as suas brechas.

Em oração, leia Amós 9, pedindo ao Senhor que a cada dia restaure a sua vida.
Reflita: “Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade” (Am 9.11).
Aplicação Prática: Faças uma análise em sua vida e identifique aquilo que você percebe ser brecha. Compartilhe com seu discipulador.
Ore: Peça a Deus que te mostre as brechas que precisam ser restauradas. Ore por um avivamento em nossa igreja. Ore por: Vicente, Jaci e Mara.