Onde estamos!

RUA 16, lote 39, quadra 24 – Jardim Aliança 2 – Resende RJ

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

29/08- 04/09 Gênesis 6.1-22

29/08 - "E viu o SENHOR que a maldade se multiplicava...": São os primórdios da humanidade e DEUS está “com o coração Pesado” (Gn 6.6). Em meio a tudo isso DEUS toma a decisão de destruir todos os seres viventes e começar novamente com uma família que achou graça na sua presença (Cf Gn 6.1-22). Como tem sido sua família? ORAÇÃO: Senhor! Que minha família encontre graça em sua presença. Amém. (Ler: Sl 127).


30/08 - "Noé porém achou graça aos olhos do SENHOR": Viver na dependência da graça de DEUS nos fortalece para a vida cotidiana e abre as portas para nossa salvação e de nossa família (Cf. At 16-31). Não há melhor maneira de preparar os filhos para a vida do que a integridade dos pais. ORAÇÃO: Senhor! Que Tua presença seja algo visível em minha família. Amém. (Ler: Josué 24.14,15)

31/08 - "então disse Deus a Noé": Deus dá instruções que devem ser seguidas à risca se quisermos sobreviver à calamidade. Hoje temos a palavra de DEUS com princípios de vida que estão disponíveis e que nos ensina a sobreviver as tragédias esperadas e inesperadas. Deus não permite que o dilúvio venha sem que tenhamos como enfrentá-lo (I Co 10.13). ORAÇÃO: Senhor! Obrigado por seu constante cuidado. Amém.

01/09- "Faze para ti uma arca de madeira": A construção da arca pode ter levado cerca de 100 anos. Certamente Noé não construiu a arca sozinho. Ele contou com a ajuda de seus filhos. Obediência e fidelidade ao mandado de DEUS traz recompensa inimaginável. No resultado do trabalho em família Deus já estava preparando a salvação dos obedientes. Vale a pena trabalhar para o SENHOR, sempre. (I Co 15.58) ORAÇÃO: Senhor! Que nunca questionemos uma ordem do SENHOR. Amém.

02/09-"eis que trago um dilúvio para desfazer toda carne": A família de Noé enfrentou a calamidade que veio de Deus para um propósito que estava além de seus entendimento. As tribulações e tragédias podem ter diversas origens, mas devemos saber enfrentá-las sob a orientação de Deus.(Cf Rm 8.28) ORAÇÃO: Senhor! Sê em nossa família o refúgio e fortaleza. Amém. (leia Sl 46).

03/09- "Mas contigo estabelecerei a minha aliança": A graça de DEUS é o grande segredo de como sobreviver aos dilúvios da existência humana. A graça de Deus é socorro e conforto na medida exata. Proporcional a cada uma de nossas necessidades. Dentro da arca haviam muitas razões para reclamar: desconforto, os animais, o mau- cheiro, o barulho... mas certamente do lado de fora estava o caos, a ausência da graça de Deus. ORAÇÃO: Senhor! Ensina-nos como família, sermos agradecidos. Amém.

04/09- "assim fez Noé; conforme a tudo que DEUS lhe mandou”: Nenhum esforço humano é capaz de nos fazer agir segundo a vontade de Deus. Nossa existência. Nosso "sucesso". Só será possível se estivermos em Jesus. Todo desafio de Deus para nós se torna atingível quando o atendemos na Pessoa de Jesus Cristo. Viver em Jesus é, portanto, o nosso desafio (Ler Jo 15.1-16). ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-nos a permanecer em Ti. Amém.

domingo, 21 de agosto de 2011

22-28/08- Efésios 1.5-6

22/08 - "... E nos predestinou para sermos filhos...": Em Sua soberania, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos. A nossa filiação a Deus é um privilégio indiscutível. Pense: você não está só, você tem um pai, tem alguém que se preocupa com você. Em tempos como os que estamos vivendo é importante saber que Deus cuida de nós (Hebreus 13.5) e nunca nos esquecerá (Isaías 49.15). ORAÇÃO: Senhor! Que em toda minha vida eu não me esqueça que o Senhor está comigo. Amém.

23/08 - "...filhos de adoção por Jesus Cristo..."(1): Uma coisa é certa: Deus nos criou para Si. Por conta do pecado nos afastamos de Deus, mas Ele nos escolheu (adotou) para sermos Seus filhos. O pecado nos fez órfãos, Deus nos adotou por meio de Cristo. ORAÇÃO: Senhor! Obrigado pela salvação em Cristo Jesus. Amém.

24/08 - "...filhos de adoção por Jesus Cristo..."(2): Sermos filhos de adoção por Jesus significa que somos duas vezes de Deus. A nossa filiação a Deus é pela graça de Jesus. Somos de Deus por que fomos criados por Ele e somos de Deus quando, por Jesus, nos tornamos Seus filhos (Ler: Colossenses 1.10-23). A grande pergunta é: minha vida reflete a filiação que tenho de Deus? ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a refletir minha filiação a Ti. Amém.

25/08 - "...filhos (...) para si mesmo...": Somos filhos para Deus. A nossa filiação a Deus é uma responsabilidade. Podemos dizer que temos uma missão: Tudo o que realizarmos deve ser feito com a visão de que somos Seus filhos. Paulo afirma que toda a natureza aguarda, com grande expectativa, nossa manifestação (Rm 8.19). ORAÇÃO: Senhor! Usa-me como filho Teu para transformar esta nossa geração. Amém.

26/08 - "...filhos (...) segundo o beneplácito de sua vontade...": É vontade que todos se tornem seus filhos (1 Tm 2.4). Isto significa que além de nos postarmos como filhos precisamos assumir o ministério da reconciliação levando pessoas a se tornarem filhos de Deus também (2 Co 5.17-19). ORAÇÃO: Senhor! Usa-me no ministério da reconciliação dos homens Contigo. Amém.

27/08 - "...filhos (...) para o louvor da Sua Glória...": Somos salvos única e exclusivamente pela graça de Deus, ou seja, não temos nenhum merecimento, mas pela GRAÇA de Deus (Ef 2.1-10), transmitida através do amor de Cristo somos salvos. Quando alguém é alcançado por esta GRAÇA ela não consegue viver sem louvar, engrandecer, agradecer este Deus que nos ama. ORAÇÃO: Senhor!Quero viver para tua glória. Amém.

28/08 - "...graça que nos deu gratuitamente no amado": Esta GRAÇA é de GRAÇA, mas nos impulsiona a um pagamento, pois o amor com a mor se paga. A GRAÇA como expressão do amor de Deus é valiosíssima. Não tem preço. Só nos resta vivermos para Seu louvor (Lc 10.27). ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a tomar a decisão de viver para a Tua Glória. Amém.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 - 21/ 08 - Efésios 1.3,4

15/08 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo...": Uma boa maneira de se iniciar a semana é bendizendo o nome do Senhor. Bendizer é  "dizer ou falar bem de; louvar, glorificar". Muita gente vive dizendo que é serva do Senhor, contudo suas atitudes não confirmam isto. ORAÇÃO: Senhor! Que minha vida, minhas atitudes e palavras bendigam o Teu santo nome. Amém. (Ler: Sl 103)

16/08 - "...que nos abençoou com todas as sortes de bênção...":  Quando Jesus nos ensina sobre buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar (Cf Mt 6.25-34) Ele nos garante que estará suprindo todas as necessidades, portanto ao invés de nos preocuparmos, primeiramente, com o que queremos de bens materiais .nos preocupemos em termos a presença do Senhor conosco. ORAÇÃO:  Senhor! Que meu desejo a Tua presença antes de qualquer coisa. Amém.
17/08 - "...bênçãos espirituais nas regiões celestiais...": Muitas vezes ficamos limitados acreditando que o que temos é fruto exclusivo de nosso trabalho. Paulo nos afirma de bênçãos espirituais que nos são dadas. A fé nos faz entender e crer que todo o nosso sustento vem do Senhor. Ele não só pode nos dá o que precisamos como deseja fazer isto (Ler: Mt 7.7-12). ORAÇÃO: Senhor! Que eu possa crer que o Senhor é o meu sustento.  Amém.
18/08 - "...em Cristo Jesus...":  Na versão "Linguagem de Hoje". Encontramos o texto afirmar que somos abençoados por "estarmos unidos a Cristo". Será que temos buscado estar unido a Ele? Esse é o desafio de hoje: buscar se unir a Cristo afinal, Ele mesmo afirmou: Sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5). ORAÇÃO: Senhor! Quero te conhecer com mais profundidade.  Amém.
19/08 - "...como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo...":  Você é importante para Deus. O que Paulo está afirmando é que antes de Deus ter criado qualquer coisa na face da Terra Ele nós planejou. Deus criou o mundo para nos receber e assim como Ele teve todo o cuidado em criar o mundo Ele tem o preocupação em cuidar de você (Ler Sl139). ORAÇÃO: Senhor! Obrigado por teres me dado a vida.
20/08 - "...para sermos Santos e Irrepreensiveis diante dele...": Ao longo da Bíblia encontramos o Senhor  nos convidando para vivermos com uma postura diferenciada. Para Abraão Ele fez o convite de andar em Sua (Deus) presença e ser perfeito (Gn 17.1b). Não há a mínima possibilidade de sermos santos, irrepreensíveis, perfeitos se não for andando com Deus, por isso Paulo nos convida a sermos assim "diante dele". ORAÇÃO: Senhor! Aproxima-me de Ti mesmo.  Amém.
21/08 - "...em amor": Nenhum esforço humano é capaz de nos fazer agir segundo a vontade de Deus. Nossa existência. Nosso "sucesso". Só será possível se estivermos em Jesus. Todo o convite feito pelo apóstolo Paulo se torna atingível quando o atendemos na Pessoa de Jesus Cristo. Viver em Jesus é, portanto, o nosso desafio (Ler Jo 15.1-16). ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a permanecer em Ti.  Amém.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

08 - 14/ 08 - Efésios 1.1-2 - Aspectos da Vida Cristã - "Paulo..."


08/08 - "...apóstolo de Jesus Cristo...": Paulo tinha convicção de para quem ele servia. Muitos, hoje em dia, estão divididos e nem percebem. Praticam algumas atitudes que agradam a Deus, em outros momentos estão escandalizando o nome do Senhor. A grande verdade é que precisamos ter uma definição. Como disse Josué (Cf. Josué 24.15). ORAÇÃO: Senhor! Faze-me um discípulo autêntico e exclusivo para a Tua glória. Amém.
09/08 - "...apóstolo (...) pela vontade de Deus...": Paulo tinha certeza de que o que estava vivendo era da vontade de Deus e por isso vivia em paz. E você tem esta certeza? Qual a vontade de Deus para você?  ORAÇÃO:  Senhor! Revela-me Tua vontade. Amém.
10/08 - "...aos santos que estão em Éfeso...": A santidade é uma qualidade de todo cristão. Ela  é um processo em  que somos agentes reflexivos da ação. Não somos capazes de nos santificar, mas sim  de buscar a santidade. Somos santos por Jesus e em Jesus. Nossa ação é buscarmos e nos apegarmos a Jesus e à Sua Palavra para sermos, por ELE, santificados. (Cf. Sl 119.9/ 1 Pe 1.15-16,21). ORAÇÃO: Senhor! Santifica-nos para Ti mesmo.  Amém.
11/08 - "...fiéis em Cristo Jesus...":  A fidelidade  é uma característica que tem sido extinta nos últimos dias. Contudo a fidelidade é imprescindível na vida cristã. Primeiramente a fidelidade a Cristo. Precisamos mais do que nunca demonstrar que somos de Jesus. Também precisamos ser fiéis em todas as nossas relações. ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a permanecer fiel a Ti. (Cf. I2 Tm 2.12).  Amém.
12/08 - "...Graça a vós...":  Graça é favor imerecível, ou seja, é tudo aquilo que recebemos sem merecer. As religiões se baseiam no sistema de retribuição. Quem age corretamente é beneficiado. Mas o cristianismo é diferente. Deus nos ama incondicionalmente e por Sua graça nos salva. Agir corretamente é uma obrigação. (Cf. Efésios 2.8-10) ORAÇÃO: Senhor! Permita-me vivenciar a Tua graça em mim.
13/08 - "...paz da parte de Deus": As estatísticas sugerem que hoje há uma presença de 30 milhões de soldados no mundo todo. Tudo isto para garantir a paz. Este esforço é insuficiente. O salmista nos afirma que "Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigiam as sentinelas" (Sl 127.1). Jesus é a nossa paz. Ele nós dá a paz que realmente necessitamos. (Cf. Jo 14.27). ORAÇÃO: Senhor! Permita-me transmitir a Tua paz àqueles que ainda não a tem.  Amém.
14/08 - "Deus nosso Pai": A salvação em Jesus Cristo nos garante algo além da eternidade com Ele. Todos os que recebem Jesus tem o privilégio de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12). Isto muda tudo. Não é, apenas, a relação do Criador e o ser criado. É a relação de um Pai com seu filho. (Cf. 7.7-12). ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a assumir a postura de um  filho Teu.  Amém.